Mantenha-se atualizado

Blog Zion

  • grid-dots Created with Sketch.

O que é a tecnologia SCR ?

Tecnologia SCR é uma abreviatura para Sistema Redutor Catalítico, e se trata de um meio de conversão dos óxidos de nitrogênio (NOx) em água e nitrogênio (sem os óxidos).

Em veículos que utilizam óleo diesel como caminhões, ônibus e veículos off-road, o Arla 32 é uma das substâncias mais populares usadas nesse tipo de sistema. A solução é injetada no catalisador SCR, e lá ocorre uma reação que transforma o NOx em H2O e N2.

Todos esses veículos, se fabricados a partir de 2012 no Brasil, têm em seu painel um indicador mostrando a necessidade de reabastecer o Arla, devido aos sensores que medem as emissões de gases do veículo.

Nos veículos com sistema SCR existe um tanque específico para o ARLA 32, que não deve ser misturado ao óleo diesel. Esse reservatório geralmente fica ao lado do tanque de combustível. Basta reabastecer a solução quando o indicador no painel do veículo apontar a necessidade.

Para que o sistema SCR funcione corretamente, é fundamental utilizar o produto Arla 32 com a qualidade atestada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O Futuro da tecnologia SCR

A Tecnologia do Sistema SCR foi aprovada e vem sendo aprimorada nos últimos anos. Estudos comprovam que quando utilizada em condições adequadas, é uma ferramenta eficiente no combate ao NOx.

Um sistema SCR eficiente combinado com um Arla 32 de qualidade, garante aos veículos níveis de emissão muito baixos, além de consumirem menos combustível. Outras soluções tentaram entrar no mercado, mas nenhuma forneceu resultados tão bons quanto o ARLA 32 com tecnologia SCR.

Para um futuro próximo, tanto as normas mundiais de emissão quanto as brasileiras ficarão mais rígidas, exigindo respostas cada vez mais eficientes em relação ao meio ambiente.